Zeh Fernando, Flash e Firstborn

Quem trabalha em agência digital sabe que existem grandes profissionais brasileiros trabalhando fora do país. A vivência internacional, aprendizado de línguas, ampliação cultural e salários atrativos são alguns dos fatores convidativos para designers e desenvolvedores deixarem o Brasil e produzirem em outras terras.

Um dos profissionais de desenvolvimento que mais admiro chama-se Zeh Fernando. O cara é simplesmente uma referência absurda no desenvolvimento Flash. Os desenvolvedores Flash que estão na área faz um tempinho certamente já ouviram falar dele - e eu diria que a maior parte deve ter utilizado alguma classe ou ferramenta criada pelo Zeh.

Pois bem. A primeira vez que ouvi falar no nome “Zeh Fernando” estava em um momento de desespero. Atuando como designer, eu tinha a necessidade de atender demandas muito rápidas produzindo flyers de baladas e eventos (em meados de 2001). O nosso amigo Google não era o que ele é hoje (busca por imagens ainda não existia), e quem quisesse achar fotos e imagens para uso comercial gratuito apelava para buscas como “free imagebank”, “free images” e etc. A única coisa que achei (e que prestava) se tratava de um site já falecido chamado Zuadobank.com, que me salvou em incontáveis jobs.

O Zuadobank.com era um banco de imagens gratuito e colaborativo (muito antes do termo “rede social” ter sido cunhado) onde fotógrafos amadores iam lá e compartilhavam fotos, disponibilizando-as gratuitamente para designers, diagramadores e jornalistas do mundo afora. Zeh inventou o Zuadobank para aprender PHP, e com isso ajudou inúmeros profissionais durante o tempo que o projeto ficou no ar.

Em 2002 eu já era fã do Zuadobank e do Zeh. E, quando ele interrompeu o upload de fotos do site, lá fui eu encher o saco do cara por e-mail.

Em 04 de abril de 2002, às 19h09
Olá Zé Fernando,
Poxa, tenho visitado constantemente o zuadobank… qdo poderei voltar a
postar minhas fotinhas?
Ludmilla

Em 04 de abril de 2002, às 19h58
Fala, Ludmilla.
Bom, por incrivel que pareca, a previsao eh pra breve. Na verdade o site chegou ao limite do servidor (500mb), e eu to tentando conseguir patrocinio ou apoio de varios lugares pra transferir ele pra outro (porque mais que isso eh caro demais), mas sem sucesso.

*MAS* O que aconteceu eh que recentemente o provedor que uso aumentou o limite da conta gold deles pra 700mb, entao to esperando eles fazerem minha transferencia (que jah foi pedida). Quando isso acontecer, reabro os uploads (ateh lotar de novo.. heh droga) e coloco a versao nova no ar.
[]s,
zeh

PS: Foram menos de 50 minutos para ter uma resposta – e isso foi algo que sempre admirei no Zeh Fernando. A atenção que ele sempre deu para as pessoas atentas aos seus projetos.

PS2: Armazenamento de 700MB na época era estrondoso, pois as câmeras mais top do mercado chegavam a 3.2 megapixels.

Depois disso o Zuadobank se manteve ativo, com o upload de fotos normalizado. Em 2004 (se eu não me engano), o Zeh resolveu encerrar definitivamente o projeto. Então o Novák Péter János (um designer e artista húngaro com quem criei uma amizade por causa do Zuadobank) me mandou um e-mail dizendo que queria dar continuidade no projeto, perguntando se eu faria o mesmo, e no mesmo instante respondi que sim. Assim o Zuadobank permaneceu vivo por mais 2 anos, com outro nome (pix.halal.dk).

Após essa época (que eu relembrei porque o Zeh não menciona o Zuadobank na sua lista de Older Projects, rs), duas ferramentas foram lançadas por Zeh: o MC Tween e o Tweener - ambas ajudaram MUITO o mercado de desenvolvimento Flash brasileiro.

Resumindo muito: Zeh ajudou a otimizar a performance das animações e transições dos sites, a aumentar a interatividade e ajudou muita agência a economizar tempo de produção de projeto. Aqui na Mkt Virtual nós usamos muito essas ferramentas entre os anos de 2005 e 2009.

Apesar de já ter trocado e-mails algumas vezes com ele, não o conhecia pessoalmente. Quando Zeh foi trabalhar na Firstborn em 2009, acompanhei sua chegada a NY através do seu blog. Neste ano, foi a minha vez de voltar à Big Apple em férias. Quando soube da viagem, antes mesmo de fazer planos de atravessar a Brooklin Bridge ou de ofuscar a retina na Times Square, pensei em visitar uma agência americana e pesquisar um pouco sobre as diferenças de mercado. O primeiro nome que me veio na cabeça foi o do Zeh, e mandei um e-mail para ele, meio tímida. Afinal não é um pedido muito confortável – eu praticamente estava me oferecendo para ser uma visitante.

Para quem nunca ouviu falar da Firstborn, dá um look no vídeo:

Me preparei para receber um NÃO, mas novamente veio uma resposta rápida e disponível. Como diz o ditado “dá a mão, quer o braço”, além da visita à Firstborn, eu queria fazer umas perguntas para o Zeh: como é trabalhar em uma agência em NY? O que você faz hoje? O que você acha dessa briguinha midiática do Flash X HTML5? E a birra da Apple contra a Adobe?

Os resultados da troca de e-mails e da visita acabaram em uma hora e meia de conversa numa sexta-feira de agosto de 2011 e 2 vídeos-entrevista com o Zeh Fernando. Neles, ele dá informações preciosas sobre tecnologia, experiência e carreira, e você vai conferir tudo isso nos próximos posts aqui do Mochila Binária.

E o mais importante: conhecer pessoalmente o autor de projetos que admiramos, faz a admiração aumentar por vários vetores.

6 Comentários

  1. Ei Lu! Parabéns pelo post, sensacional. Também sou fã no Zeh, e felizmente ha um tempo atrás consegui uma entrevista com ele pro Uailab.com. Estou ansioso pra ver os vídeos. Bj.



  2. Pequeno Viking

    O zeh é uma lenda! Eu devo a metade de todos os meus salários pra esse cara.



    • Rachei… a gente devia pagar a previdência privada dele, ou construir uma casa de campo!



    • ASHUASHUSUHASAUH com certeza!



  3. Pingback: Como é trabalhar em Nova York? O Zeh Fernando conta

  4. Pingback: Flash X HTML e a opinião do Zeh Fernando

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity