Você usa bloqueador de anúncios? Parabéns, você está matando a internet

Pode parecer exagero, mas a coisa se revela bem real quando percebemos de onde que vem boa parte da receita de sites e serviços espalhados pela web: anúncios. Sejam eles os insuportáveis Hotwords ou até o próprio Google Adsense e os Facebook Ads. Acontece que nem todos os usuários são alcançados por esta publicidade. Graças a extensões como o Adblock e o Adblock Plus (apesar de terem quase o mesmo nome, são rivais), é possível bloquear todos estes anúncios, banners, resultados patrocinados do Google e até posts impulsionados no Facebook.

Houve uma época em que os anúncios em páginas da web eram bem invasivos. Mas eles ainda são assim?

O uso ou não uso de um bloqueador de anúncios incita um debate quente quando se leva em consideração fatores que vão além da necessidade de receita pelas páginas que exibem anúncios. Afinal, o usuário tem o direito de modificar a forma que está visualizando um site? E quanto a publicidade maliciosa, que engana o usuário e até o infecta com malware?

É por conta da popularização dos bloqueadores de anúncios que alguns serviços começaram a adotar sistemas alternativos de geração de renda, como restringir o conteúdo e oferecer assinaturas. Há também os que apostam em pedir doações aos usuários em troca do bom conteúdo oferecido. Por fim, há os que adotam uma política mais radical e decidem simplesmente bloquear o tráfego do seu site para quem possui bloqueadores de anúncios. Afinal, se um serviço é gratuito, ele precisa de uma contrapartida que o ajude a se sustentar. Nem que seja para pagar a hospedagem e o domínio.

Na Chrome Web Store, existem várias extensões que se dedicam a bloquear anúncios

Recentemente, o Adblock Plus introduziu uma nova funcionalidade que permite ao usuário bloquear apenas propagandas tidas como perigosas ou maliciosas, numa tentativa de livrar o internauta da preocupação com malware, mas sem prejudicar aqueles que se preocupam em gerar renda de forma legítima. Eles não revelam números de quantas pessoas usam este recurso, mas já significa uma bandeira branca levantada para a publicidade na internet como um todo.

E você, o que acha disso tudo? É correto bloquear anúncios, na sua visão? E se for só alguns?

4 Comentários

  1. Uma coisa é haver alguns anúncios, mas há casos em que existem muitos, abrir uma página e não conseguir ver o conteúdo por conta dos anúncios, na minha opinião é de mais.



  2. Dani

    Não é para prejudicar,nem querer que a pessoa não lucre com o site,existem diversos lugares em um site que se pode colocar a propaganda,o problema não esta em se ter propaganda,mais é o que vem com ele,como foi dito no texto,tem vezes que,quando voce clica em um link abre ate 3 paginas,ou mentem com o botão fechar,que tambem abre mais paginas,isso faz voce perder a confiança no site,pois se ele não se importa em colocar qualquer link que possa infectar ou não,quer dizer que ele só esta pensando em ganhar,esse tipo de anuncio esta sim bloqueado no meu computador,pelo menos os sites em que eu ja perdi a confiança.



  3. claudio

    Eu uso o adblock, é uma ótima ferramenta… agora sem ele tente ler algo no ig, alem deles diminuirem o tamanho da area de leitura para colocar mais propaganda eles abusam delas, se deixar aparecer tudo na tela, voce NAO le nada!!!folha tambem usa muita propaganda e agora cobra para ler noticias. O problema nao é usar ou nao o estas ferramentas, mas sim o problema e que tem muitos sites que passam do limite, onde ja se viu te obrigar a clickar em umas 3 propagandas parar ver un video de 30 segundos, ou ver algo na pagina!!! sem novao!!



  4. Lane

    Que inventemos outra internet então! Experimentei bloquear o hotword hj e fiquei muito frustrada com a política de opt out deles! Não tem muito jeito não!



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity