Tutorial Foursquare Ads – Como criar anúncios no Foursquare

O Foursquare conta com mais de 1,5 milhão de estabelecimentos comerciais cadastrados e 40 milhões de usuários em todo o mundo. Porém, faturou apenas US$ 2 milhões em 2012. A tendência é que esse cenário se altere a partir de agora.

Foursquare pretende aumentar o faturamento com o Foursquare Ads

Por quê? É que finalmente o Foursquare Ads foi lançado publicamente! Antes em fase de testes, agora ele está disponível apenas para alguns estabelecimentos pré-selecionados.

Agora chega de blá blá blá e vamos criar alguns anúncios! :D

 

Criando anúncios no Foursquare Ads

 

1º – Escolher a conta

Primeiramente, você precisa escolher se vai usar uma conta existente ou criar uma nova.

E a empresa? Ela já está listada no Foursquare ou é necessário criá-la? Se ela já estiver listada, é possível solicitar a administração da conta.

Solicitando o controle da empresa no Foursquare

É possível solicitar a administração da conta através do link: https://foursquare.com/venue/claim


2º – Acessar o Foursquare Ads

Assim que você estiver com a conta pronta e com controle sobre a empresa, basta acessar a página de contas e clicar sobre a empresa desejada.

Selecionando a conta da sua empresa no Foursquare

Acesse essa página através do link: https://pt.foursquare.com/accounts

Na página de administração da empresa, você verá a opção de criar um anúncio:

Link para criar anúncio no Foursquare Ads

Essa tela aparecerá após você clicar na empresa.

Ao clicar no link “Criar um anúncio”, você será direcionado à tela abaixo. Ela é bem simples e contém todas as opções de configuração do anúncio:

Página de criação de anúncio

Essa tela aparecerá após você clicar na empresa desejada.

 

3º – Selecionar imagem

Você tem duas opções: carregar uma nova foto (o Foursquare recomenda uma imagem de, no mínimo, 640 x 640 pixels) ou usar uma foto enviada por pessoas que fizeram check-in na sua empresa.

Opções de seleção de imagem

Opções de seleção de imagem


4º – Escolher o texto

Para o texto, você também tem duas opções: criar um novo ou usar uma citação de um cliente que fez check-in no local (veja um exemplo na imagem abaixo).

Elementos de um anúncio no Foursquare Ads

Elementos de um anúncio no Foursquare Ads


5º – Definir o orçamento

Definidos texto e imagem do anúncio (nome e informações da empresa são adicionados automaticamente), é hora da parte mais importante: a verba! Nessa parte você precisa definir o limite de investimento no mês (atenção, o valor está em dólar!) e definir o lance máximo por ação – semelhante ao CPC do Google AdWords e Facebook Ads (mais detalhes abaixo).

Definição de orçamento e lance máximo

Atenção com os valores em dólar


6º – Configurar opções de faturamento

Até aqui você criou o seu anúncio, definiu o quanto pode gastar por mês e quanto deseja pagar (no máximo) por ação realizada pelos usuários. Agora você precisa dizer ao Foursquare como ele deverá realizar as cobranças.

Por enquanto (outubro/2013), o Foursquare aceita apenas pagamentos via cartão de crédito (Visa, MasterCard, American Express e Discover).

Formas de faturamento Foursquare Ads

Até o momento a única opção é o cartão de crédito


7º – Ativar o anúncio

Pronto! É só clicar em “ativar meu anúncio” e correr para o abraço. Fácil, não? :D

 

Dicas e dúvidas frequentes sobre Foursquare Ads

 

Sobre o público-alvo

Ok, você criou o seu anúncio. Mas quem vai vê-lo?

O Foursquare vai exibir o anúncio para pessoas próximas ao estabelecimento e que tem probabilidade de se tornar clientes.

Para decidir se o usuário tem potencial de se tornar um cliente, o Foursquare usa como base seu histórico de chek-ins e pesquisas. Por exemplo, se um usuário realiza check-ins em restaurantes de culinária japonesa e/ou pesquisa por “temakeria” no aplicativo, existe uma grande probabilidade de se interessar pelo anúncio de um restaurante japonês.

Sobre o anúncio

Algumas dicas:

  • Usar imagens que chamam a atenção
  • Destacar promoções (brindes, descontos, etc)
  • Destacar o diferencial do estabelecimento (wi-fi, estacionamento grátis, música ao vivo, etc)
  • Usar citações de clientes

Você pode (e deve!) criar mais de um anúncio e testar qual traz o melhor retorno. Mesclar textos, citações e fotos é a melhor forma de entender que tipo de anúncio traz mais resultado para o seu público-alvo

Sobre o lance (leilão)

Funciona de forma parecida com o CPC do Google AdWords, Facebook Ads, etc.

Quando o Foursquare identifica uma oportunidade de exibir algum anúncio, ele realiza uma espécie de leilão para decidir qual anúncio vai aparecer.

Você não paga nada pela exibição do anúncio, mas apenas quando um usuário clicar ou fizer check-in no seu estabelecimento após visualizar o anúncio.

Da mesma forma que na maioria das plataformas, não é apenas o valor do lance que determina qual anúncio vai ser exibido. A qualidade do anúncio (isto é, seu CTR ou a taxa de check-ins por impressão) também pesa na formula do leilão.

Atualmente (outubro/2013), o lance mínimo é de US$ 1,00.

Sobre a cobrança

A conta será sempre cobrada no 4º dia de cada mês ou ao atingir o limite de saldo.

Inicialmente, o limite do saldo é US$ 50,00, mas conforme os pagamentos vão sendo realizados, o Foursquare vai aumentando esse limite.

Repare que a cobrança é feita em dólar. Portanto, a administradora do cartão de crédito poderá cobrar IOF (imposto sobre operações financeiras). Além disso, o valor da conversão de dólar para real poderá ser feita somente no dia do fechamento da fatura.

Sobre o aprendizado

Existe um grupo no Facebook destinado a discussões e trocas de experiências sobre a plataforma. Entre lá agora mesmo!

 

Bom, agora você já pode começar a brincar com o Foursquare Ads. Ofereça para seus clientes, faça testes e compartilhe conosco suas experiências! ;)


7 Comentários

  1. Kitty

    Canato, tudo bom? =)

    No seu texto você comenta sobre promoções, brindes, descontos e etc..
    Esse tipo de coisa tem que se encaixar nas novas regras de concursos culturais da CAIXA?

    http://webinsider.com.br/2013/08/20/concursos-culturais-e-sorteios-nas-redes-sociais-novas-regras/
    http://www.caixa.gov.br/pj/pj_comercial/mp/promocoes_comerciais/

    Só uma dúvida mesmo (:
    Ótimo texto

    bjs
    Kitty



    • André Mazzitelli

      Oi Kitty =)

      Na verdade o que eu quis dizer é pra destacar brindes e promoções do estabelecimento. Por exemplo, seu cliente é um bar e oferece uma cerveja grátis na compra de uma porção de batata. Vale destacar isso no anúncio. Quando um usuário estiver perto do bar ou procurando por bares no Foursquare, você mostra seu anúncio com um frase do tipo “Ganhe uma cerveja na compra de uma porção de batata!”.

      Sacou?



  2. Kitty

    Ah sim auhauhuha =)
    Na verdade a minha duvida foi se tipo.. promoções no Foursquare se encaixam nessa lei ou não ahuahuahu
    Entendi o que você quis dizer, a dúvida foi um pouco fora do foco do texto. Talvez seria tema até pra um outro post hehehe
    tks



    • André Mazzitelli

      Aaaa sim hehehhe
      Corrija-me se eu estiver errado, mas pelo que entendi, você não pode mais fazer uma promoção exclusivamente na rede social, mas pode divulgá-la sem problema nenhum nas redes sociais.



  3. Kitty, promoção é permitido nas redes sociais desde que seja acessível a todos… Foi o exemplo dado: compre uma cerveja e ganhe outra ou então de R$40 por R$29,90…

    O que tem que ser regulamentado na caixa é “Promoção Empresa X te leva para Final da Copa”. Neste caso, o cadastro deve ser feito via website, mas a divulgação pode ser feita nas redes sociais. O mesmo vale para concursos culturais.

    Caso tenha dúvidas, escrevi um artigo sobre isso que tem até um infográfico bem didático: http://www.iskadigital.com.br/blog/facebook-libera-promocoes-o-brasil-nao/



  4. Jonas Vinicius

    Cara meus parabens! Só vejo na internet noticias sobre o lançamento do foursquare ads mas só vc tá ensinando a usar, e ensinou muito bem por sinal. Continue assim e muito obrigado por compartilhar seu conhecimento! Abs



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity