Screencasts: novas propostas de conhecimento a preços justos e sem blá-blá-blá

Quem já não se cansou de participar de eventos e palestras em grandes capitais e pagar uma fábula para ouvir as mesmas coisas, saindo deles com o sentimento de que não valeu a pena? Como quase tudo na vida, claro que há exceções. Mas já passei algumas vezes pela situação de achar que paguei para voltar pra casa feliz pelo coffee break.

Parece que existe um novo cartel entre esses grupos que realizam eventos. Sei que há um grande investimento por trás das grandes infraestruturas dos espaços locados, dos coffee breaks luxuosos, internet wi-fi (que nunca funciona), limpeza, equipe de atendimento, seguranças e blá-blá-blá. Mas sei também que existe muita empresa graúda por trás patrocinando esses eventos. O principal, que deveria ser o conteúdo, muitas vezes não satisfaz nem metade do nosso investimento. Fora os gastos que você tem – supondo que você não é daquela cidade – e o dia de trabalho perdido na agência.

Após me convencer disso, iniciei o ano voltado a estudar por conta própria e buscar referências e livros interessantes. Quando você, desenvolvedor, começa a estudar uma linguagem nova, acaba surgindo a necessidade de entender outras coisas que são relacionadas ao seu estudo.

Vou apresentar três sites de screencasts que, em poucos minutos, são capazes de repassar conhecimento de uma forma superior a muitos treinamentos ou encontros de tecnologia. E o melhor: alguns deles são gratuitos! :)

PeepCode

O PeepCode possui screencasts de VIM, HTML5, jQuery, Rails 3, Advanced Command Line, GIT, Coffee Script, iPhone, Sass, Haml e muitos outros. A maior parte deles custa 12 dólares e eles possuem planos de assinatura para você ver uma quantidade de vídeos maior ou até baixá-los.

Code School

O Code School possui um diferencial interessante, que é a possibilidade de executar os comandos que você acabou de aprender em um console no próprio ambiente. Estou fazendo um curso chamado Rails for Zombies. O site tem um conceito divertido na temática e interatividade: o primeiro exercício é fazer um Twitter para zumbis em Ruby on Rails! Ele possui também screencasts de CoffeeScript, HTML5, CSS, jQuery e em breve novos screencasts estarão disponíveis.

Ambiente do screencast

Console para testar seus conhecimentos

Treehouse

A Treehouse vem se tornando popular e tem uma interface muito elegante. O site realiza um sistema de conquistas que faz você ganhar badges ao concluir com êxito cada treinamento! A Treehouse promete deixá-lo apto a criar sua própria startup ou arrumar o emprego dos sonhos… será? Esse eu não testei, mas o material é bem variado e interessante. Há um conteúdo que pode aproximar a galera do design para as possibilidades reais dos dispositivos e de fundamentos do HTML5, Responsive Design, etc.

 

 

Quem quiser sugerir mais sites do tipo, é só comentar aqui. Bom aprendizado a todos!

4 Comentários

  1. Brunão, nesta lista eu adicionaria o Tuts+ Premium (http://tutsplus.com/). Custa cerca de US$19,00 por mês e tem um conteúdo infinito de informação, muita coisa mastigada, screencasts e cursos.

    De vez em quando até rola uns cursos grátis, como esses dias está disponível o 30 Days to Learn jQuery com ninguém menos que o Jeffrey Way.

    Todo o conteúdo é em inglês, mas aí já fecha um combo, aprende alguma coisa e treina seu inglês. :)



  2. Bruno

    Boa, esqueci desse! Isso aqui me ajudou mto inclusive http://net.tutsplus.com/tutorials/tools-and-tips/sublime-text-2-tips-and-tricks/

    Vou colocar nos meus feeds!

    Abraço Bruno!



  3. Bruno Marques

    Tem o lynda.com também, que é antigo mas vale à pena estar na lista pois é completo e atualizado!
    http://www.lynda.com/



  4. Thiago de Assis

    Concordo com a visão do autor. Dos citados só conhecia lynda.com. Vou me informar mais sobre os outros.

    Abraço.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity