O que é ROI, CPC, CPM, etc? A sopa de letrinhas do marketing digital

Quem está entrando agora nesse mundo do marketing digital fica perdido com as diversas siglas que estão presentes no nosso dia a dia. Pensando nisso, criamos uma lista com o significado de algumas siglas:

O que é ROI?

Em matemática financeira, o ROI (ou Return On Investiment) é calculado dividindo o Lucro Operacional pelo Ativo Líquido (entende-se investimento realizado). Porém, na maioria das vezes não sabemos qual é o Lucro Operacional do nosso cliente, então o ROI foi adaptado para a seguinte formula:

ROI = ( receita gerada pela campanha / investimento )

Vamos ver um exemplo: você gerencia uma campanha com investimento de R$ 1.000,00, que acaba gerando R$ 5.000,00 em vendas. Aplicando a formula:

ROI = (5000/1000) = 5

Ou seja, para cada R$ 1,00 investido, a campanha trouxe R$ 5,00 de volta para o bolso do seu cliente =)

O que é PPC?

Já o PPC (ou Pay Per Click) é um formato de cobrança que muitos veículos digitais (Google AdWords, Facebook Ads, etc) oferecem para os seus anunciantes. Diferentemente das mídias off-line, é possível medir o impacto das ações publicitárias (como inserção de banners em sites de terceiros) através de cliques. Dessa forma, esse formato permite que o anunciante pague somente quando um usuário efetivamente clica em seu anúncio, ou seja, nada é cobrado pela exibição do anúncio, apenas pelos cliques que ele gerou.

O que é CPC?

Para quem trabalha com o PPC citado acima, é importante não confundir com o CPC (ou Cost Per Click, ou Custo por Clique). Enquanto o PPC (Pay Per Click) é um formato de cobrança, o CPC é o quanto o anunciante vai pagar por cada clique gerado.

O que é CPM?

Já o CPM (ou Cost Per Mille, ou Custo por Mil) é o valor que o anunciante vai pagar por mil exibições da sua peça publicitária. Portanto, obviamente, o CPM não entra no formato PPC, pois o CPM é cobrando pela exibição e não pelos cliques.

O que é CTR?

A CTR (ou Click-Trough Rate, ou Taxa de Cliques) é uma taxa que indica a quantidade de vezes que o anúncio foi clicado em relação a quantidade de exibições. A formula do CTR é:

CTR = ( cliques / impressões ) * 100

Por exemplo, você veiculou um anúncio no Facebook e ele foi exibido 1.000 vezes. Essas exibições geraram 50 cliques. Aplicando a formula:

CTR = ( 50 / 1000 ) * 100 = 5%

Ou seja, em 5% das exibições houve cliques. Com essa taxa, é possível mensurar a atratividade do seu anúncio: teoricamente, quanto mais atrativo for o seu anúncio, mais cliques ele vai receber e maior vai ser a CTR.

Aprenda o significado de outros termos

Esses são apenas alguns exemplos, mas existem diversos outros termos que geram dúvidas. Não fique mais boiando e baixe aqui o e-book (DE GRAÇA) com diversas outras siglas comuns no vocabulário de quem trabalha com marketing digital.

3 Comentários

  1. Ótimo!



  2. Excelente artigo para demistificar o marketing digital :)



  3. Excelente suas explicações, André.
    Trabalho em uma agência digital no Brasil e estas são dúvidas comuns a novos clientes.
    http://agenciaenova.com.br



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