O que é o Google Penguin Update?

Happy Feet - Google Penguin Update
O Google Penguin Update vem para tentar acabar com o webspam. Diferentemente do que algumas pessoas estão falando, o Google não está lançando essa atualização para prejudicar sites otimizados, mas para valorizar as boas práticas e também as suas diretrizes para webmasters.

Eles querem atacar quem pratica o black hat, e não o white hat. Enquanto o primeiro é uma tentativa de manipulação (mais detalhes sobre black hat, nesse post do Chris), o segundo geralmente implica em melhorias na usabilidade e otimização de keywords.

Veja a nota oficial do Google:

The opposite of “white hat” SEO is something called “black hat webspam” (we say “webspam” to distinguish it from email spam). In the pursuit of higher rankings or traffic, a few sites use techniques that don’t benefit users, where the intent is to look for shortcuts or loopholes that would rank pages higher than they deserve to be ranked. We see all sorts of webspam techniques every day, from keyword stuffing to link schemes that attempt to propel sites higher in rankings.

Como podemos ver, o Penguin foi feito para os sites que usam técnicas que o Google não considera benéficas para o usuário – ou seja, que possuem um bom posicionamento sem merecê-lo.

A principal técnica que o Google quer barrar é a “manipulação de links”, onde alguns links são manipulados e otimizados para favorecer determinadas páginas. Digo “links manipulados”, pois muitas vezes são comprados ou trocados, deixando claro que a linkagem para aquela página não foi natural e sim uma técnica para aumentar o page rank.

É importante ressaltar que o problema não é fazer link building. SEO não é apenas otimização de títulos, descrições, metatags etc. Link building é, sem dúvida, uma parte muito importante do SEO. O problema é tentar manipular e “burlar” o Google, fazendo ele acreditar que o seu conteúdo é melhor do que realmente é.

Como citei anteriormente no meu artigo sobre Author Rank, o Google Panda foi outra atualização muito importante, atingindo cerca de 12% dos sites. Especula-se que o Penguin afetou/afetará “apenas” 3% das pesquisas. Parece pouco, mas faça as contas e veja quanto é 3% em um universo de bilhões e bilhões de pesquisas feitas no Google.

Um conselho para quem teve o seu site impactado pelo Penguin é utilizar o atributo “nofollow” em links comprados. Outra dica é não exagerar no número de links em blogs, fóruns e diretórios que não utilizam esse atributo, pois será considerado “webspam”.

Ilustração sobre webspam

Vamos supor que você tenha um blog sobre tecnologia. Você olha no Analytics e percebe que tem 50 links apontando para a sua página exatamente com o texto âncora “blog sobre tecnologia”. Pense bem… isso é natural? Ou fica bem claro que esses links foram otimizados, manipulados, comprados, trocados, etc? É legal ter 50 links apontando para sua página, pois isso aumenta o seu Page Rank – mas desde que as outras pessoas façam espontaneamente, porque seu conteúdo é bom, e não porque vão ganhar dinheiro ou algo em troca.

Agora, para quem ainda não foi afetado pelo Penguin, mas utiliza alguma dessas técnicas para conseguir links, o meu conselho é que, aos poucos, você vá removendo os links manipulados, ao mesmo tempo que vai consquistando novos links com mais qualidade. Outro conselho é ler o artigo sobre diversificação do link profile para ver algumas dicas de como contornar o problema.

Bom, é isso. Até a próxima!

3 Comentários

  1. Pingback: Boas práticas de desenvolvimento também impactam o SEO :: Mochila Binária

  2. Muito bom o artigo, me esclareceu várias dúvidas.

    To vendo que tenha que mudar algumas coisas. Mãos a Obra…



    • André Mazzitelli

      Fala Leandro!

      Pode ficar a vontade para tirar qualquer outra dúvida, pedir ou fazer sugestões sobre o assunto. Se quiser compartilhar suas experiências e o que mudou no seu(s) site(s), para não ser prejudicado pelo Penguin Update, a porta estará sempre aberta.

      É bom lembrar que os links mais afetados são os que estão em diretórios e links manipulados – comprados, trocados e etc. com o texto âncora “super otimizado”.

      Valeeeu! =D



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity