O lado negro da tecnologia nos países mais pobres

Fala, galera!

Hoje vou abordar um assunto que talvez muitos fãs de tecnologia nem estejam sabendo. Que tal conhecer um dos impactos negativos desta indústria em países mais pobres?

Recentemente, a emissora de TV americana ABC fez uma reportagem muito interessante que mostra como são produzidos os iPhones e iPads. A fábrica visitada fica em Shenzhen, na China.

No vídeo (disponível aqui, em inglês), a equipe da ABC circulou pelas linhas de montagem dos aparelhos e também pelos dormitórios, refeitórios e áreas de lazer dos funcionários. Segundo a reportagem, um iPad leva em torno de 5 dias para ficar totalmente pronto e passa por até 325 pessoas. A emissora também divulgou que o número de jovens dispostos a trabalhar na fábrica da Foxconn – empresa que monta não somente os produtos da Apple, mas de grande parte das multinacionais de tecnologia – é impressionante: muitos deles deixam suas vidas calmas em vilas para tentar entrar para a empresa.

Mas se essa fábrica emprega tanta gente, por que então o “lado negro” no título do post? Bem, o que muitos não sabem é que os trabalhadores pagam para se hospedar nas instalações da fábrica, e que suas cargas horárias podem chegar a exaustivas 12 horas por dia. Além disso, eles almoçam na própria fábrica, mas também precisam pagar por isso. E todo este esforço é para receber cerca de 2 dólares por hora. Incrível, não?

Além dos vários casos de suicídio relatados nessas fábricas, já teve até um jogo que resumia o trabalho na Foxconn – mas, obviamente, ele foi banido da App Store.

Vejam bem: eu não quero que ninguém deixe de comprar seus iPhones e iPads da vida. Eu realmente só quero que as pessoas entendam que há muito mais a ser explorado por baixo das telas desses gadgets.

Por hoje é isso! =)

1 Comentários

  1. muito enteresante adorei



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity