Mudanças na SERP do Google

Semana agitada para o Google. Depois de soltar o Panda em vários países, na última quinta, o Google lançou hoje novidades na SERP, a página de resultados de busca do serviço (em inglês search engine results page).

Sites oficiais em foco

Agora as buscas por termos que envolvem marcas exibem com grande destaque as seções internas dos sites oficiais. Fiz um teste com os termos mkt virtual, submarino e o próprio google. Veja nas imagens:

SERP do Google para o termo Mkt Virtual

SERP do Google par ao termo Submarino

 

SERP do Google para o termo Google

 

 

Com a mudança, o resultado exato ganha muito destaque, jogando outros sites para o fim da página. Concorrentes, comentários negativos e outras referências perdem espaço para as seções que o Google considera importantes nos sites de marcas.

Ainda não existem informações sobre o critério para escolha dos destaques, mas quem trabalha com SEO já deve ficar ligado nas mudanças que vão acontecer nesta área. É possível que se crie naturalmente uma concorrência estratégica entre as páginas internas de um mesmo site, focando naquelas que dão mais resultados em pageviews e menos bounce.

Aproveitei pra fazer um teste com o termo decolar, da empresa de passagens aéreas que se envolveu numa polêmica de compra de links no começo do ano. Parece que está tudo bem agora.

 

SERp do Google para o termo Decolar

 

Google Plus na página de resultados

Outra novidade foi a inclusão de publicações feitas no Google+, rede social do Google, lançada há pouco mais de um mês. A partir de agora, o que seus amigos publicaram passa a ter relevância nos resultados de busca.

 

SERP do Google com Google Plus

 

O Social Search do Google já existia, exibindo principalmente resultados do Twitter. As regras agora são:

- O usuário que fizer a busca deve estar logado na sua conta Google;
- A conta Google deve estar conectada ao Google+;
- O usuário que fizer a busca deve estar conectado ao usuário que fez o post através do Google Circles;
- O post tem que ser público, claro.

Aparentemente, os resultados com Google Plus ainda não estão disponíveis para as buscas em português.

O objetivo do Google com todas estas mudanças é aumentar a relevância dos resultados para o usuário, dando menos importância para fazendas de conteúdo e sites oportunistas.

1 Comentários

  1. Pingback: Microdados e Rich Snippets :: Mochila Binária

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity