Método Pomodoro para aumentar sua produtividade

O Método Pomodoro é uma técnica criada por Francesco Cirillo para amplificar a produtividade e promover um melhor aproveitamento de tempo. Atualmente é muito comum ouvirmos as seguintes frases no meio corporativo:

Tá tudo muito corrido!

Não tenho tempo para nada!

Pois bem, é muito comum termos “picos” no volume de trabalho, que inevitavelmente vão culminar em correria. Quem trabalha com marketing, comunicação e tecnologia sabe que demandas inesperadas surgem por parte dos clientes.

Ao mesmo tempo lidamos com “ralos de tempo”, justamente por trabalharmos nessas áreas que o tempo todo nos avisam que precisamos ver o que está acontecendo NAQUELE INSTANTE. Quem nunca se distraiu com o e-mail de alerta do Facebook avisando que comentaram em uma postagem que você fez? Ou quem nunca foi interrompido pelo piadinho do Tweetdeck? Ou pelo alerta do iPhone? Estamos sujeitos a isso, e se não houver disciplina, o Facebook, Twitter, e-mail pessoal ou qualquer outra coisa roubará nosso tempo e fará de nós uma vítima da frase “não tenho tempo para nada”.

Eis que para algumas pessoas a disciplina só consegue ser alcançada através de técnicas ou métodos que otimizam o tempo e brecam essas distrações. O método Pomodoro é uma delas, que pode ser facilmente incorporado no nosso dia-a-dia.

Para tentar usar a técnica basta ter um timer de cozinha (essa é a origem do nome do método), ou qualquer marcador de tempo. A técnica é fundamentada através do aumento da concentração, evitando interrupções (nem sempre a interrupção é o Facebook) e promovendo breaks programados.

5 etapas para implementar o método Pomodoro

1) Definir a tarefa a ser feita
2) Configurar o timer ou relógio para “despertar” em 25 minutos
3) Trabalhar focado na tarefa até o timer tocar e fazer uma marcação X
4) Descansar durante 5 minutos da forma que achar melhor, pode ser levantando ou respondendo algo em uma rede social
5) A cada 4 X, ou 4 pomodoros, descansar por um tempo maior (de 15 a 20 minutos)

Quem não quiser comprar o timer de cozinha em formato de tomate, pode baixar gratuitamente o app para iPhone!

O método Pomodoro é bastante disseminado na comunidade de desenvolvimento de software, especialmente entre os desenvolvedores focados em métodos de programação ágil/programação em par. Mas pode ser aplicado para qualquer área de uma empresa, seja design, planejamento, comercial, administração, redação, financeiro etc. Inclusive, o próprio criador da técnica Pomodoro, Francesco Cirillo, era estudante quando desenvolveu o método – justamente por querer melhorar sua produtividade e performance nos estudos.

Veja também

Site oficial do método Pomodoro
Resenha de Steven Sande que obteve bons resultados com a técnica (em inglês)

E você, já conhecia a técnica? Já a utilizou? Conta para gente! :)

8 Comentários

  1. Eu uso GTD no iMac, iPhone e iPad, e o aplicativo que eu uso deixa sincronizado nos tres pela internet, muito pratico, pois pelo GTD você separa seus TO-DO por projetos e contextos, vale a pena saber mais



  2. Danilo

    Gosto bastante e costumo utilizar o Pomodoro no dia-a-dia. Os intervalos de 5 minutos ajudam a repensar as idéias e não perder muito tempo martelando em cima de uma solução mirabolante para um problema que muitas vezes é simples. :)

    Há uma Extensão de Pomodoro para o Google Chrome, o Chromodoro :

    https://chrome.google.com/webstore/detail/edhkjecdcakijjmlelnjjiohjmlaikhb



  3. Adriane

    Gostei disso! *-*



  4. Pequeno Viking

    Eu não conhecia a técnica, mas achei massa! Acho que todos os métodos para melhorar concentração são válidos, ainda mais que acredito que a maior parte dos problemas de produção sejam ocasionados justamente por falta de atenção, foco, essas coisas. Também acho que o assunto – produtividade – é bem importante.



  5. CA RA CA GÉNIO!!



  6. Mareli Pires

    Fantástico ! Não conhecia, vou acionar e passar adiante !



  7. Pingback: Dicas de Estudo « Acordo Coletivo (Petroleiros, Bancários, Prof de Saúde)

  8. fernando neves

    Muito Show, uso diariamente:) Aqui no Brasil só conheço esse site que vende esses pomodoros;)
    http://www.mozino.com.br – tem muita coisa legal nele.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity