Inovação e criatividade no táxi do Jailson

Inovação e criatividade são buscas de todo mundo que trabalha com marketing, comunicação e tecnologia. Apesar disso, muitas vezes a inovação e criatividade ficam só no discurso devido à escassez de recursos como tempo e grana. Não adianta, alguma vez na vida a gente já usou essas duas palavrinhas como muleta, e eu me incluo nisso.

Pois o acaso resolveu me pregar uma peça. Em junho de 2011 eu estava em São Paulo a trabalho e peguei um táxi para voltar para casa…

A lição de empreendedorismo e inovação

Nesse táxi passei por uma experiência muito interessante. Como faço toda vez que estou “de carona” ou de táxi, saquei meu iPad e comecei a responder e-mails acumulados durante o dia. O taxista me abordou, dizendo que no táxi dele tinha Wi-Fi e oferencendo para eu usá-lo. Não só Wi-Fi, mas como uma batelada de gadgets e diferenciais.

Não demorei para perceber que o Sr. Jailson não era somente um taxista, mas sim uma lição de empreendedorismo, inovação e criatividade. Perguntei se ele toparia dar uma entrevista para mim, expliquei que tinha um blog regional da cidade de Santos, e ele categoriamente afirmou que tinha sido procurado por inúmeras redes de televisão, mas que não dava entrevistas.

Com muito jeito o convenci a gravar esse vídeo, que foi feito no improviso. Não reparem nas minhas tosses e que eu fico repetindo quase tudo o que o Jailson fala, pois como fiz com uma câmera pequena, fiquei com medo de não captar o áudio das falas do Jailson taxista.

Depois de assistir a esse vídeo algumas diversas vezes, escrevi um post sobre o Jailson taxista no Juicy Santos (outro blog no qual atuo), onde apresento algumas lições que aprendi com o Jailson. Abaixo, as mais importantes:

1) Inovação e criatividade só dependem da gente, sempre há uma oportunidade.

2) Design é importante, sim. Mas design de serviços também é. O site do Jailson não é lindo, mas ele se preocupa com a experiência do usuário e em desenhar uma prestação de serviços sem falhas.

3) Barreiras tecnológicas estão cada vez mais rasas. Tanto para produzir como para usufruir das tecnologias disponíveis.

4) Entregue o que você vende. Não queira vender sem saber se conseguirá entregar um bom produto ou experiência.

Vida real

Apesar de valorizar a vida acadêmica, os estudos, cursos e universidades, sempre me deparo com situações que me apresentam verdadeiras inovações na vida real. Jailson talvez não tenha um business plan muito definido, e seu táxi é alugado. Mas ele soube enxergar oportunidades há algum tempo. Em 2007 já usava alguns gadgets tecnológicos bem arcaicos. Em época de iPhone e iPad, logo fez um upgrade em seus recursos, fazendo da Apple e do Google aliados importantíssimos do seu trabalho.

Jailson construiu seu próprio site e produziu seus próprios vídeos usando apostilas. Sem consultoria ou grandes recursos, ele segue por aí (e você pode saber onde ele está nesse exato minuto).

Você ainda tem dúvidas de que Jailson manja (sem saber) de design de serviços, e dá um show de inovação e criatividade?

4 Comentários

  1. Mas nada, NADA supera o vídeo do Jailson em que ele apresenta todos os serviços do táxi. Destaque para o tutorial sobre a caneta que vai de brinde (a partir de 3:41 neste vídeo):
    http://www.youtube.com/watch?v=p-p_rDsgCcI

    Ele é o cara! :)



  2. Estava procurando o site dele desde o curso de UX na Caelum há alguns meses.

    Ouvindo os comentários dele, além do site, me remete muito ao que ando lendo internet a fora: as pessoas não estão mais comprando serviços, e sim experiências.

    E realmente, ele é o cara mesmo.



  3. Pequeno Viking

    Matéria incrível! Vídeo incrível! Cara… Jailson está a frente de muitas multinacionais por aí. Se ele montasse uma operadora de telefone, eu compraria um simcard de celular na mesma hora! Jailson presta serviço e sobra!

    E ainda é “usuário de iPhone”! hahahaha isso me lembra Planet Hemp e coisas do tipo!



  4. Pingback: Aprendizado com o taxista (mais um)

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity