Ferramentas para monitoramento e distribuição de testes para aplicativos mobile

Quem é desenvolvedor conhece muito bem a importância dos testes: eles permitem detectar bugs, conferir a usabilidade e analisar se as coisas estão saindo como planejado.

Nem sempre é fácil conseguir pessoas dispostas a testar um app em desenvolvimento – e, no caso de aplicativos mobile, a dificuldade às vezes pode ser maior devido a restrições do sistema para o qual se trabalha.

Para resolver esse problema, separamos algumas ferramentas de monitoramento e distribuição de testes que podem ser uma verdadeira mão na roda para testar o seu aplicativo mobile. Veja só!

The Beta Family

Serviço de testes para iOS e Android onde o desenvolvedor pode receber feedbacks de usuários de diferentes idades, sexos, dispositivos e sistemas operacionais.

O site envia relatórios elegantes, com gráficos e feedbacks em relação à usabilidade, som, bugs, entre outras coisas.

 

Test Flight App

O lema do Test Flight é: “A necessidade é realmente a mãe da invenção”. Talvez por isso o serviço tenha conquistado tamanha popularidade em meio à comunidade de desenvolvedores, gerentes de projeto e designers em busca de uma melhor maneira de distribuir e testar apps.

O serviço é gratuito e existe um app para Mac onde você pode enviar seus testes de forma ágil, sem ter que abrir o site.

 

Appaloosa

Esse serviço suporta iOS, Android e Windows Phone, e permite que você crie testes privados com equipes de testers convidadas por você.

O site é pago, mas oferece um mês na faixa! Entre os recursos estão integração com o Jenkins, notificações de atualização do app via push e criação de diferentes grupos de teste de acordo com seus apps.

 

Apphance

Pertence à uTest, que talvez seja uma dos pioneiras a oferecer uma comunidade de testes online. Possui um plano gratuito para 1 app e 5 testers e suporta iOS, Android, Windows Phone, Kindle, Nook e em breve HTML5.

Possui clientes importantes como Logitech, AppCelerator (fundadora do Titanium Mobile), Rovio (empresa finlandesa criadora dos sucessos Angry Birds e Bad Piggies), dentre outros.

 

Existem várias outras ferramentas que não citamos,  mas você pode contribuir conosco sugerindo outras aí nos comentários! ;)

0 Comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity