Conheça o Studio Ghibli, a Disney japonesa

Todos nós temos boas lembranças de ter a infância pontuada pelos clássicos da Disney, como Branca de Neve e os Sete Anões, A Bela e a Fera, Pinóquio, A Pequena Sereia e por aí vai. E a “Disney japonesa”, você conhece? É assim que é mais conhecido o Studio Ghibli, responsável pelas melhores animações vindas do oriente.

O estúdio foi fundado pelo cineasta japonês Hayao Miyazaki. E é graças aos filmes dele que o Studio Ghibli ganhou o reconhecimento internacional que possui hoje.

O primeiro longa-metragem produzido pelo estúdio foi O Castelo no Céu (Laputa – Castle in the Sky), um conto mágico sobre uma menina em fuga e uma antiga cidade que sobrevoa os céus. Lançado em 1986, O Castelo no Céu demorou a ganhar o mundo. Só em 1996 o Studio Ghibli chamou a atenção da gigante das animações Disney, e foi firmada uma parceria: a Disney dublaria os filmes em inglês e se encarregaria da distribuição deles pelo ocidente.

A Viagem de Chihiro, que estreou em 2001, é o mais famoso dos filmes do Studio Ghibli e de Miyazaki. A história da menina que vai parar em um mundo governado por bruxas, monstros e deuses estranhos rendeu ao diretor o Oscar de Melhor Animação, vencendo favoritos como A Era do Gelo e Lilo & Stitch.

E a produção do Studio Ghibli está a todo vapor. Só para 2013, existem dois novos longas com datas de estreia. São eles: The Wind is Rising e The Tale of Princess Kaguya, ambos ainda sem título em português.

A filmografia do Studio Ghibli está nos corações de muitos amantes de animação por aí. Qual deles é o seu favorito? :)

1 Comentários

  1. Monica

    não sei se poderia ser chamada de Disney porque, mesmo gostando da Disney, o studio Ghibli é superior, não que a Disney seja ruim, mas com o sucesso enorme que tem, acaba falhando na hora de escrever o roteiro de suas animações, recheadas de clichês. Alem do mais, historias clássicas como Branca de Neve não são criações da Disney, mas tenho que admitir que o visual de ambas é realmente extraordinário, cada qual com sua característica cultural.
    E respondendo a sua pergunta creio que Howl no Ugoku Shiro, Hotaru no Haka e Sen to Chihiro no Kamikakushi são meus favoritos



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity