A miopia do SEO: como identificar e denunciar técnicas black hat

A otimização para buscas é um assunto de alta relevância que nem sempre é tratado ou levado a sério por desenvolvedores, principalmente quando alguns destes utilizam técnicas trapaceiras para obter resultados mais rápidos – porém nem um pouco duradouros.

Antes de mais nada, vamos deixar bem claro o que é o SEO. O significado da sigla é Search Engine Optimization – em português, chamamos de Busca Otimizada de Sites.

O trabalho de SEO é realizado para que um site seja melhor compreendido pelos mecanismos de busca (Google, Bing, Ask.com etc.) e consequentemente tenha maior relevância na busca orgânica.

SEO: como ser relevante

As ferramentas de busca interpretam os resultados através de relevâncias. Estas são definidas por algoritmos, cálculos que definem se uma página é relevante ou não. O mais conhecido hoje é o Google PageRank, um sistema de pontuação que vai de zero a dez.

A fórmula secreta que garante a perfeita combinação no ranqueamento das páginas e sites é um verdadeiro mistério – os fatores que influenciam são tão secretos e bem guardados quanto a fórmula da Coca-Cola!

O que sabemos e podemos dizer com propriedade é que construir uma página bem estruturada sempre trará bons resultados nas buscas – desde que não se tente burlar os mecanismos.

Black Hat: a trapaça no SEO

O SEO pode ser visto em duas partes: uma ligada diretamente ao site e outra com o mundo que está interagindo em sua volta, o chamado fator externo ou macroambiental – este último termo é o meu preferido. ;)

Em relação ao site, posso dizer que os fatores que contribuem com o white hat – termo usado para as técnicas legítimas de SEO – são URLs claras e amigáveis, a utilização dos padrões web, uso correto das tags HTML e, claro, escrever títulos coerentes com o assunto abordado. O alt nas imagens também é importante: ele deve ser condizente e contextual para ter relevância.

Sobre os fatores externos, costumo dizer que é macroambiental pelo fato de não podermos medir o impacto que a página ou o conteúdo terá no mundo exterior após a sua publicação. Por isso, a forma como outros sites ou blogs se relacionam com o seu site também é relevante e conta no PageRank.

Mas existem pessoas que se acham muito espertas e apelam para o black hat – termo usado para definir técnicas que se aproveitam das brechas nos buscadores para conseguir resultados de forma mais rápida. Essas técnicas consistem basicamente em enganar os algoritmos das ferramentas de busca, aumentando a velocidade de indexação do conteúdo publicado e garantindo que o site apareça entre os primeiros resultados sem muitos esforços. Isto, porém, não dura muito tempo.

Pecado e punição no SEO

Quando essas técnicas trapaceiras são descobertas ou reportadas, os mecanismos de busca podem punir os sites diminuindo sua importância nos resultados orgânicos de busca. Mas o pecado do black hat pode gerar uma punição ainda mais drástica: o completo banimento de um site nos sistemas de busca.

Abaixo coloco um exemplo recente de black hat. Encontrei o site quando fiz uma busca no Google pelo termo cirurgia de catarata. Reparem nos textos ocultos que se revelam quando o texto é selecionado:

Exemplo de Black Hat no Google

O Google oferece um endereço para que desenvolvedores possam denunciar esses sites. Se você é desenvolvedor e por acaso se deparar com algum site que faça uso dessas técnicas, faça o seu papel e denuncie (é preciso ter pelo menos um site cadastrado na Ferramenta para Webmasters do Google).

Abraços! :)

7 Comentários

  1. curioso

    PQP! Tira esses FDP do Google já! Tem que banir esses malditos que desequilibram o universo! Se não nós aqui, profissionais éticos, ficamos ralando que nem doido pra fazer um trabalho correto, subir no ranking com dignidade, pra depois perder pra esses FDP? Moooooooooorre diabo!



  2. Pequeno Viking

    Não sabia que existia um “disk-denúncia” pra sites trapaceiros. Vamos tirar esses FDP do Google já!



  3. Se cada um fizer sua parte, teremos também um mundo virtual melhor! A minha eu faço denunciando o que vejo de errado.



  4. Pingback: Panda é lançado em Português: o que muda nas buscas?

  5. Pingback: O que é o Google Penguin Update? :: Mochila Binária

  6. Pessoal me ajuda a denunciar esse caso,

    Dominio: http://www.estudiocriar.com.br
    palavra chave: Desenvolvimento de sites Goiania

    De uma hora para outra apareceu em primeiro com essas artimanhas.

    Conto com a ajuda de vcs.

    segue link de denuncia,

    https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_br



  7. Quando pesquiso por: psn plus mes(ex: agosto) americana. Esse site de noticias tem boas colocações e não trata do assunto.

    http://www.novasdodia.com/2013/novos-jogos-da-psn-plus-americana-em-agosto/



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity