Como foi a Affiliate Summit East 2012, em Nova York

Entre os dias 12 e 14 de agosto, estive com a Ludmilla no Affiliate Summit East 2012, em Nova York. Trata-se de um evento sobre marketing de afiliação – um tipo de marketing online onde uma empresa recompensa seus afiliados por cada visitante oriundo desses sites. A grande vantagem para o anunciante é que ele não tem gastos enquanto não for obtida a performance previamente determinada, enquanto os afiliados recebem comissões por CPA. Essa forma de marketing ainda é pouco explorada no Brasil, ainda mais quando comparamos aos EUA ou à Europa, onde o marketing de afiliação já está consolidado.

O evento ocorreu no Hilton Hotel de Nova York e foi incrivelmente organizado, do início ao fim, desde as inscrições até as palestras. No próprio momento da inscrição eles já perguntavam o tamanho e o modelo da blusa que iríamos ganhar, evitando aquelas filas enormes para pegar a credencial. Nas semanas que antecederam o evento, a produção enviou mailings e atualizou o site do evento com dicas simples mas muito úteis, como por exemplo “leve pelo menos 200 cartões de visita” – fato interessante, pois não chegamos a levar tantos assim e conseguimos imprimir na Big Apple 100 cartões 4×0 em menos de 3 horas. Outra dica óbvia, mas crucial, foi esta: “teremos wi-fi, mas não fique enfiado no computador ou celular, conheça pessoas e faça networking”.

E foi isso o que nós tratamos de fazer. A primeira pessoa que conhecemos foi um australiano. Um fato curioso é que logo de cara já cometemos uma gafe: devido ao seu sotaque, nós achamos que ele era inglês, o que o deixou profundamente incomodado. Ele nos explicou que chamar um australiano de inglês é quase o mesmo que confundir um brasileiro com um argentino. Sacanagem, hein! :)

Para facilitar o acompanhamento da programação e se localizar no hotel, o evento disponibilizou um aplicativo gratuito chamado EventMethod, que continha todas essas informações. Havia ainda um leitor de QR Code, visto que todas as credenciais carregavam um com o cartão de visitas do participante e uma tela com o seu próprio QR code para que os outros pudessem ler.

A duração do evento foi de três dias. Começou num domingo, mas no sábado já era possível fazer o early badge pickup – outro ponto positivo, já que evitou as grandes filas no primeiro dia e a possibilidade de perder a abertura do evento ou as primeiras palestras. Já imaginou a fila num evento com 4.700 participantes?

Networking, brother

Ficou claro que o principal objetivo do evento era o networking, mas isso não diminuiu a qualidade e o volume das palestras. Eram quatro modalidades de inscrição: Networking Pass (que dava direito somente ao meet market e ao exhibit hall), Networking Plus Pass (que permitia ainda assistir às palestras do primeiro dia e dava acesso aos vídeos delas), VIP Pass (que dava acesso a todas as palestras) e o All Access Pass (que além de tudo o que vimos dava ainda acesso aos vídeos em DVD, logo da empresa na credencial e alguns outros benefícios). Se você já é da área e não espera aprender muito mais, tem a possibilidade de pegar somente as entradas de networking e conhecer parceiros, clientes ou fornecedores. Percebemos que a maioria das pessoas estava com esse propósito, pois mesmo havendo quatro trilhas paralelas de palestra, as salas não ficavam tão cheias – enquanto a área dos estandes estava lotada de gente e era difícil até de andar.

Olha só a movimentação do Exhbit Hall do Affiliate Summit!

As palestras

Novamente, tudo estava muito bem organizado: havia sempre alguém do evento introduzindo as palestras e dando instruções, oferecendo ajuda e pedindo opinião, algo que soou bem profissional. A duração das palestras era sempre de uma hora, com 30 minutos de intervalo para se transferir entre uma sala e outra.

O conteúdo era bem diversificado, mas sempre falando sobre os temas de afiliação, otimização, conversão e performance. O mais interessante foi a forma que eles encontraram para ajudar o participante a escolher a palestra que queria assistir: eles criaram três parâmetros – Experience level, Target audience e Niche/vertical – para tornar muito mais fácil o caminho a seguir. Olha só um exemplo:

Experience level: Intermediate
Target audience: Merchants/Advertisers
Niche/vertical: Conversion rate optimization

Um dos momentos mais interessantes aconteceu no segundo dia: foi o Ask the Experts Roundtables, que eram diversas mesas redondas, cada uma com um tema e um expert, onde os interessados se agrupavam ao redor e podiam observar ou fazer perguntas. Sentamos na mesa Affiliate Marketing in Latin America, onde o expert foi o Chechu Lasheras, da Zanox Iberia & LATAM.

Uma das mesas do espaço “Ask the Experts”

Não encontramos muitos brasileiros no evento. Havia algumas empresas – gente que morava por lá e trabalhava com isso –, mas a mais marcante foi o pessoal da Lomadee, o programa de afiliados do grupo BuscaPé (talvez o mais representativo do Brasil no gênero). Quem representou eles foi o Product & Marketing Manager Marcio Borges Malta, fazendo perguntas e interagindo com os palestrantes. Foi com ele que sentamos na mesa da Affiliate Latam.

Houve festas dentro e fora do evento, mas depois de alguns dias em NY não tivemos energia para tanto. Toda a parte de alimentação funcionou perfeitamente, sendo que na retirada da credencial eles entregavam tickets que permitiam entrar nas salas para lanchar ou almoçar, bem como para pegar umas biritas – ou seja, além de toda a alimentação, eles ainda lhe pagam uns bons drinks.

O networking aconteceu de forma bem intensa. Foi interessante perceber como o norte-americano é guiado pelos negócios: a qualquer momento você era abordado por alguém para uma apresentação e, quem sabe, uma possibilidade de parceria. Essa abordagem era visível até mesmo nos organizadores, que faziam o possível para convencer todo mundo a já se inscrever para a proxima edição do evento. Assim, ao fazer um check-in no Foursquare, você automaticamente já recebia um código de desconto para a próxima edição, que será em Las Vegas.

It’s all business, brothers!

1 Comentários

  1. Muito legal esse evento. Espero poder ir se houver outra edicao.

    Gostei do blog.



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