Author Rank, SEO e Google Plus

O Google anunciou há alguns meses mais uma forma de qualificar conteúdo, agora utilizando a reputação do autor como parâmetro (Author Rank).

O resultado dessa novidade pode ser visualizada na SERP do google.com (essa alteração ainda não foi liberada para o Brasil).

Veja um exemplo:

Exemplo das mudanças na SERP do Google

Viu? “By Dave Ashworth”.

Segue o que o Google diz sobre o assunto:

“The name of the writer can be used to influence the ranking of web search results by indicating the writer responsible for a particular content piece … Assuming that a given writer has a high reputational score, representing an established reputation for authoring valuable content, then additional content authored and signed by that writer will be promoted relative to unsigned content or content from less reputable writers in search results.”

Resumindo, a reputação de quem escreve será levada em consideração nos resultados de busca.

Usando uma “marcação” no HTML, você relaciona o conteúdo ao autor. Através das redes sociais (quando digo redes sociais, entendam Google Plus principalmente), o autor ganha reputação, links e recomendações. Se o conteúdo for bom, consequentemente o autor ganha “autoridade” no assunto e isso será levado em conta pelo Google.

Resumindo:

  • Escreva um conteúdo legal que as pessoas vão querer compartilhar;
  • Facilite o processo de compartilhamento do seu conteúdo através das redes sociais (utilizando principalmente o botão do Google +);
  • Utilize no Google Plus uma foto em que seu rosto está reconhecível (evite caricaturas, desenhos, etc.);
  • Referencie o conteúdo ao seu perfil no Google Plus, através de uma tag HTML:
    <a rel="author" href="URL-DO-SEU-PERFIL-NO-GOOGLE+">Seu Nome</a>
    
  • Inclua no seu perfil do Google+ quais são os sites em que você escreve:

Exemplo de opção 'Colaborador de' no Google Plus

Para mais detalhes de como implementar, veja as instruções oficiais do Google. Para saber mais sobre o assunto, tem um podcast no MestreSEO bem bacana.

Apesar de estarem falando muito sobre isso lá fora, esse é um assunto novo no Brasil porque essa mudança ainda não pintou por aqui. É bom nos prepararmos para, quando o Google resolver “virar a chavinha”, já estarmos tirando vantagem dessa grande mudança.

Apesar do Google já ter lançado uma outra grande atualização no algoritmo há bastante tempo, ainda tem algumas pessoas com dúvida no assunto. Para saber mais, veja o post do Pedro Tozzini explicando as mudanças que o Google Panda trouxe.

Até a próxima!

4 Comentários

  1. Fabio Paes



    • André Mazzitelli

      Boa Fábio! Nesse link tem o passo a passo mais explicado! ;)



  2. Pingback: O que é o Google Penguin Update? :: Mochila Binária

  3. Pingback: Boas práticas de desenvolvimento também impactam o SEO :: Mochila Binária

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