5 razões que tornam “Ocarina of Time” o game mais influente da história

É difícil achar alguém, fã da franquia ou não, que não tenha um lugar especial reservado no coração para The Legend of Zelda: Ocarina of Time. A primeira aventura da série no Nintendo 64, lançada em 1998, além de um excelente e divertido jogo, também pode ser chamado de o mais influente da história recente dos games. Duvida?

5 razões que tornam Ocarina of Time o game mais influente da história
Lançado em 1998, Ocarina of Time possui trunfos que desbancam até lançamentos recentes

Para começar, o game estabeleceu um padrão de jogabilidade que se tornaria regra não só naquela geração como até os lançamentos de hoje. Os The Last of Us e Grand Theft Autos da vida têm suas raízes de apresentação e controles baseados nas regras que Ocarina of Time criou lá atrás, em 1998. Claro que alguns elementos já haviam sido testados antes, mas o Zelda do Nintendo 64 foi o que apresentou um conjunto mais coeso. Parece exagero? Acompanhe com a gente:

  • Uma das dificuldades dos jogos em 3D é o fato de serem apresentados em 2D na televisão, ou seja, a noção de profundidade fica complicada. A solução que Ocarina of Time encontrou foi o Z-targeting – ou seja, usar um dos botões para fixar a mira constantemente em um alvo, seja este estático ou em movimento. Se você consegue mirar com segurança em um jogo de terceira pessoa nos dias de hoje, é graças ao Link.
5 razões que tornam Ocarina of Time o game mais influente da história
Mirar em um alvo em movimento fica bem mais fácil com o Z-targeting

 

  • Conforme os jogos vão ficando mais complexos, também vão ficando mais diversas as ações possíveis que os personagens podem desempenhar nos vários cenários do game. Só que os controles não possuem botões infinitos. A saída que Ocarina of Time encontrou foi o botão de ação, ou botão de contexto, que muda de função dependendo do que está próximo do personagem. Isso se tornou regra para boa parte dos jogos de ação e aventura que viriam a surgir futuramente.
  • Ocarina of Time buscou trazer, além de um cenário fantástico e interessante, um certo realismo para a mecânica do jogo. Ele foi o primeiro a ter um sistema polido de dia e noite, com uma passagem de tempo que, inclusive, afetava o contexto de alguns acontecimentos. Dois anos depois, a continuação Majora’s Mask iria além ao implementar rotinas nas vidas dos personagens dependendo do horário e do dia. Isso tudo em 1998 e 2000, na era do Nintendo 64.
5 razões que tornam Ocarina of Time o game mais influente da história
As cutscenes de Ocarina of Time eram renderizadas em tempo real, enquanto os concorrentes se apoiavam em em vídeos em computação gráfica

 

  • Se você já se matou para conseguir achievements de missões opcionais em games como Grand Theft Auto, saiba que foi Ocarina of Time que popularizou essa ideia de ter algo a mais a oferecer ao jogador além da missão principal. Na verdade, isto é uma característica inerente da série Zelda. No jogo do Nintendo 64, o jogador tem bastante o que fazer após deter o chefão, inclusive obter novos itens e se divertir com minigames.
  • Ocarina of Time e o seu antecessor, A Link to the Past, também foram responsáveis por estabelecer diversos padrões e regras dentro da própria franquia. Vale lembrar que o icônico Castelo de Hyrule só foi aparecer pela primeira vez no jogo do Super Nintendo, tornando-se um local recorrente a partir daí. Muitos personagens e músicas se tornaram elementos característicos da franquia graças a estes dois games. Não é nenhum exagero dizer que, até hoje, Ocarina of Time é o principal Zelda da franquia.

5 razões que tornam Ocarina of Time o game mais influente da história
Além de tudo isso, Ocarina of Time trouxe ainda um sistema de música intuitivo

 

Quem aí adora Ocarina of Time? Conte pra gente quais são os seus elementos favoritos deste jogo, que é um desses imortais da indústria. :)

1 Comentários

  1. Épico, quem não jogou isso não sabe o que é ter infância



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity