5 dicas para manter o seu computador livre de problemas

Pense em tudo o que você faz no seu computador diariamente: envio e recebimento de e-mails, acesso à internet, acesso à sua conta do banco, manuseio de arquivos importantes… E se isso tudo estiver desprotegido?

Parece aquela conversa de tia velha, de que é preciso deixar a mesa arrumada – e no final das contas é bem assim, mesmo. Se o seu computador não estiver alinhadinho, tudo o que você fizer nele não tem segurança garantida. Por isso, siga nossas 5 dicas abaixo e não corra o risco de aquele arquivo importante sumir quando você precisar! :)

Faça backup

Quem nem sabe o que é um disquete pode ter a certeza de que vive em uma época boa para backup. Com a popularização dos serviços em nuvem, fica ainda mais fácil criar backups acessíveis. Comece a salvar seus arquivos importantes no Dropbox e acesse-os de qualquer lugar.

Faça aquela faxina

Independente se o seu computador é um PC, Mac, Linux ou Commodore 64, ele acaba acumulando arquivos inúteis que podem comprometer a estabilidade do sistema. A saída é fácil: use um software de limpeza como o excelente CCleaner.

Instale um antivírus

Existem antivírus gratuitos e pagos, e dependendo do nível de segurança que você precisa, vale a pena considerar aqueles com suporte técnico acessível. Do contrário, caso você precise de uma segurança mediana, não tem erro em apostar em um antivírus gratuito. Basta ficar de olho nas atualizações e realizar verificações periódicas.

Não instale de tudo

Existe muita coisa útil na internet, mas também muita porcaria. Antes de instalar um programa novo, fique atento ao que é dito sobre ele nas redes socais, por exemplo. Tem muito programa que vem cheio de recursos prejudiciais e até spyware disfarçados de ferramentas úteis.

Use o bom senso

Com uma versão atualizada do Bom Senso 2013, você tem a garantia de que não irá passar dor de cabeça com o seu computador. Com ele, você evita clicar em links e banners suspeitos, além de saber que o seu banco não vai pedir seus dados via e-mail e que o seu computador não é uma caixa mágica que funciona sem precisar de manutenção. O Bom Senso 2013 está disponível para todos os sistemas operacionais e é gratuito.

 

Agora, se a Inês já é morta e o seu computador está completamente louco, uma dica é o site Linha Defensiva. Lá é uma espécie de fórum onde você tem assistência gratuita para remover vírus, malwares e outras pragas do seu computador. Cadastre-se e boa sorte! ;)

10 Comentários

  1. Todo cuidado é muito importante em relação a dados importantes.



  2. Lucas

    Eu sempre tenho o maior cuidado com a segurança do meu note. Eu uso o Psafe antivirus, acho que da uma super segurança para quem usa pq ele sempre alerta de virus e essas pragas tdas que podem acabar com seu pc.



  3. rodrigo

    é… mas tem que escolher um antivirus bom ne se nao nao adianta nada. eu ja fiz tudo isso e o antivirus que eu uso é o psafe.



  4. Carlos

    Já me falaram que esse Psafe é bom. Ele é bom mesmo? Vou testar!



  5. João

    Carlos, eu vi em uma matéria que o psafe saiu omo o 5º melhor ativirus de 2014. Eu uso ele a 1 ano e me surpreendi. Ele realmente é mto bom.



  6. Daniel

    Fiz o teste com o psafe e foi o melhor no meu pc.



  7. jeffserson

    po meoooo, acabei de instalar o psafe e voces acreditam que ele detectou 157 virus? e no mesmo momento ja limpou tudo? enquanto eu tinha o avast instalado e aquela porra nao tava pegando nada? brincadeira ne… a gente é muito enganado. Aposto que deve ter varios outros igual o avast, só faxada.



  8. Andeson

    Esse antivirus é bom mesmo! Eu já testei e gostei bastante!! A primeira vz que eu passei ele, detectou 94! Fiquei de cara!



  9. Rui

    tava lendo os comentarios… bem nessa rapaziada. esse psafe ai é bom mesmo viu, to impressionado com a agilidade do programa.



  10. Bianco

    Achei ele bem leve no pc. O meu pc era uma carroça… dai baixei o pacote completo do psafe e gostei.



Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>


Voltar

Recent Activity